sábado, 9 de março de 2019

"Poeta do mar"

"Poeta do Mar" (Homenagem a Fernando Pessoa)

Ondas me levam
Me trazem
Balançam meu barco
Mas não me enjoam
eu amo o Mar
amo amar
navegar sem precisão
viver com precisão
de precisar
viver
cavalos marinhos sem rédeas vieram buscar-me
prum passeio além da linha do equador
aquém do Trópico de Capricórnio
pelas águas suaves do Atlântico
e por lá vi galeões naufragados cheios de ouro
anêmonas coloridas perdidas em corais cinzas
o mar me deu vida
e a areia me mostrou que sou apenas um grão.

Sou ínfimo perante os mundos e os oceanos
um grão para as praias como uma estrela para os céus,
mas com alma
de navegante
um mero discípulo (perdoem-me a arrogância)
de Caeiro, Reis e Campos
Órfão de Pessoa
e amante de Camões
Salve o Mar e os oceanos
Salvem as terras do além Mar
e os sonhos do além mar
pois atrás da linha do horizonte há mais que "áfricas utópicas"
há sonhos reais
paupáveis.

Castelos de areia que não desmoronam com as ondas
nem com os ventos
dunas estáticas de sonhos marítimos
de sonhos horizontais.

( Rodrigo Augusto Prado para Fernando Pessoa em 10/10/2005)
Rodrigo Augusto Fiedler

Nenhum comentário:

Postar um comentário