sábado, 28 de dezembro de 2019

¨Titãs

"A melhor banda de rock das últimas semanas"
1. Colégio Equipe - celeiro de gênios
Assim como no caso do Ira!, retratado ontem, num artigo para estas colunas, o fim dos anos 70 foram demasiadamente efervecentes. O Colégio Equipe, primeira opção socioconstrutivista do ensino privado em SP reunia uma galera de peso: Nando Reis, Vange Leonel, Cao Hambúrguer, Branco Melo, Serginho Groissman, Sérgio Brito, Arnaldo Antunes, Jai Mahal, entre outras figuras. E é bastante claro que numa escola "alternativa" o enfoque era a produção de arte. Lá, nascia os Titãs.
2. O Pós-punk e o New Wave
Dar vida à arte, assim como suas propostas, era seguir, de certa forma o embalo de Blitz e Lulu Santos (que já faziam um sucesso estrondoso no RJ) e trazer para as propostas artístico-musicais as cores e trejeitos do Devo e do B'52. E foi, exatamente nessa sear que os Titãs, em meados de 1982 e 1983 gravaram o single Sonífera Ilha. A banda original era formada por 9 integrantes: Ciro, Arnaldo, Paulo, Sérgio, Branco, Tony, Marcelo, Nando e André.
Ciro desistiu de cantar e fazer backing vocais e André (tornou-se ícone no Ira!) fora trocado por Charles Gavin (vindo do RPM) e, com essa formação, entraram nos estúdios para gravar seu primeiro disco: o homônimo Titãs (que ara para ser Titãs do Iê, Iê, Iê). Faixas como Marvin, Querem meu sangue,Go Back, entre outras traziam ainda um flerte com o Reggae.
3. Cabeça de Dinossauro
O segundo álbum dos Titãs (Televisão) não teve muita relevância, isso porque, em 1986 a banda entraria nos estúdios para gravar Cabeça de Dinossauro - para muitos críticos e fã - o melhor disco de toda uma era. Polícia, estado Violência, Bichos escrotos, Família e Homem Primata,entre outras roubaram a cena da década e hoje é considerado o disco de rock mais vultoso de toda uma geração.
4. A guerra de egos e os desmontes
Vieram discos muito bons, como o Jesus não tem dentes, Domingo, Titanomaquia e Blesq Bloom, mas o sucesso do grupo - em si - trouxe a alguns membros - Nando reis e Arnaldo Antunes a disposição de trabalhar por fora da banda. Arnaldo saiu definitivamente e Nando passou a contribuir com obras do Skank, Cassia Eller e Marisa Monte,
Sei dizer que do início dos anos 90 até hoje, os Titãs perderam muitos integrantes: Frommer morreu, Nando e Arnaldo seguiram carreira solo, Gavin foi trabalhar como produtor e, agora por último, Paulo também deixou a banda,,,
5. a Decadência
Dos 9 integrantes originais, hoje o Titãs como reforço de Beto Lee, filho de Rita Lee, têm apenas 3 integrantes originais,,,
Branco, Tony e Sérgio,,,
Uma pena para aquela que poderia ter sido a maior banda de uma geração terminar com turnês caça-níqueis,
Acho, de verdade, que uma banda não deve sobreviver a qualquer custo - há de se ter o bom senso e descobrir a hora de dizer CHEGA!
Rodrigo Augusto Fiedler para a Coluna "'Uma viagem Musical de A a Z"
http://gbuscadaverdade.org
http://psicoversos01,blogspot.com

A imagem pode conter: 7 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário