quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Red Hot Chulli Peppers

Quando o Rock supera o próprio rock e mergulha - de cabeça - em ritmos negros e latinos
Artigo preparado para a Coluna "Uma viagem musical de A a Z" do Portal https://gbuscadaverdade.org e é da autoria de professor Rodrigo Augusto Fiedler)
Quem pensa que o Red Hot Chilli Peppers é uma banda dos anos 90 está muito enganado. O Red Hot chegou nos anos 90, em 1991, mais precisamente com quase 8 anos de estrada e muito anonimato. De fato, eles começaram pequenos e muito bairristas.
O flerte do RHCP com outros estilos, como o suingue, o soul, o jazz e o funky fizeram deles uma banda ímpar bem plural. Em 1991, ano da retomada do Rock por conta da explosão de Seattle, já tratada em outro artigo, impulsionou – e bastante – a banda de Los Angeles a figurar e configurar entre as bandas grandes daquela época e, na verdade, de sempre. Os Peppers são muito maiores e mais influentes do que se poderia esperar deles. A banda é constituída pelos membros fundadores Anthony Kiedis (vocais) e Flea (baixo), juntamente com o baterista de longa data Chad Smith e o guitarrista John Frusciante.
O primeiro grande sucesso do grupo foi Blood Sugar Sex Magik, lançado em 1991 e até hoje vendeu cerca de 25 milhões de cópias em todo o mundo, além de estar entre os 200 melhores álbuns da história. Durante a turnê desse álbum, John Frusciante deixou o grupo por ter lidado mal com o sucesso e seu vício em drogas aumentou, assim a banda recrutou Arik Marshall para concluir a turnê. Depois Dave Navarro entra na banda, gravando One Hot Minute, os outros integrantes percebem que ele não tem o espirito eufórico da banda e ele por sua vez desliga-se dos peppers. Embora bem sucedido comercialmente, o álbum não conseguiu se igualar a aclamação crítica e popular de Blood Sugar Sex Magik, vendendo menos da metade que esse. Navarro saiu do grupo logo após a turnê. John Frusciante, recém saído da reabilitação, voltou à banda em 1998 a pedido de Flea. Californication, By the Way e Stadium Arcadium continuaram o sucesso do grupo. Depois de uma turnê mundial, o grupo entrou em um hiato prolongado. Em 2009 John Frusciante anunciou que estava deixando a banda amigavelmente para se concentrar em sua carreira solo e o guitarrista Josh Klinghoffer o substituiu até o final de 2019.
Aliás, nesta semana, as Redes Sociais deram como certa a volta de Frusciante à banda,
Vamos torcer para que venha para ficar! Frusciante éum dos 20 ou 30 melhores guitarristas do rock e sem ele o RHCP sofre um grande hiato!
Que venha!

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário