quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Grunge

Rodrigo Augusto Fiedler
"O movimento Grunge" ou o "Rock de Seattle"
(Coluna Periódica Uma viagem musical de A a Z para o Portal https://gbuscadaverdade.org)
De Rodrigo Augusto Fiedler do Prado
O ano era 1989. Nuvens negras sobre o mundo do Rock. Bon Jovi decadende, perdendo Sambora, o Gun's and Roses surgindo do nada, numa mistura interessante entre o Aerosmith e o Led Zeppelin, o Skid Row e o Poyson apostando tudo na proposta poser, o The Cult com dificuldades em agregar membros, e, claro, a galera do Heavy Metal que permaneceu ilesa a este ocaso do Rock.
De repente, como tábua de salvação a Califórnia trouxe à tona duas bandas interessantes: o Red Hot Chilli Peppers e o Living Colour. O Jane's Adiction, bem rasgado tinha seu público diminuto, outras bandas também, mas, no quesito "novidades" tudo era mais do mesmo.
Aí, de repente, em 1991, surgiram (ou vieram à tona) boas bandas egressas de Seattle. Bermudões, cuturnos à meia altura, meias e camisões xadrezes, cabelos longos e sujos, alguma alusão ao punk rock, letras depressivas e melancólicas: enfim o Rock renascia, tomava fôlego. Surgiram os caras do Nirvana com o ótimo Nevermind, a trupe de Eddie Verder, o Pearl Jam, com Ten, Chris Cornel e seu Soungarden, Screeming Trees, Stone temple pilots e o excelente Alice in Chains.
Foi de fato, para alguns, principalmente para os mais jovens (faixa etária fos 15 aos 25 anos) a chance de se encontrar com o Rock.
A MTV apostou tudo o que podia, as rádios de rock daqui de SP também: o circo estava formado.
Enfim, o movimento deixou um legado mais positivo do que negativo. O Pearl Jam e o Nirvana gravaram bons acústicos. Nevermind foi o disco mais vendido da década, mas, na qualidade de colunista sou obrigado a expor minha opinião. Nem tudo era Nirvana e o Kurt Cobain não era mito e nem modelo para ninguém. As demais bandas, principalmente o Screeming Trees e o Alice in Chains foram bem mais longe no que se pode avaliar por proposta. Eu por exemplo, já fui muito fã do Cornell, já achei Would? dos Chains a melhor música da década, mas as experiências e vivências no mundo do rock me fazem afirmar que fora, SIM, uma grande explosão, que chegou a salvar o Rock, mas que, de fato, tinha uma proposta infantilizada de sexo, drogas e Rock, numa época em que este estereótipo já havia morrido.
Vou arriscar meu ranking das bandas que, de certa forma, salvaram o rock:
Nirvana
Alice in Chains
Pearl Jam
Soungarden
Screeming Trees
Stone Temple Pilots...
Foi isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário