quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Creep

“Radiohead - O cremme de la cremme” – nada poderia ter ido tão longe(e com tão pouco recurso)
O Radiohead começou muito antes do que qualquer um de nós poderia acreditar: estão nas estradas e pubs da vida desde 1983 – porém – sem gravar um dico sequer até 1992, também alavancados pela onda tsunâmica que foi os primeiros anos da década de 90. O Radiohead é uma banda britânica de rock alternativo, formada no ano de 1985 em Oxford por Thom Yorke (vocais, guitarra, piano), Jonny Greenwood (guitarra, piano, ondas martenot), Ed O'Brien (guitarra, sintetizadores, vocal de apoio), Colin Greenwood (baixo, sintetizador) e Phil Selway (bateria, percussão).
Em 1992, finalmente, veio o primeiro e brilhante disco de Thom Yorke e seus asseclas. Um disco reflexivo, com um “quê” de tristeza e pessimismo. Foi nesse álbum, ainda de 92, que veio à tona a canção “Creep”, eleita por público e mídia como a melhor música dos anos 90. A popularidade da banda no Reino Unido aumentou com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, The Bends (de High and Dry e Fake Plastic trees), em 1995. A textura atmosférica das guitarras e o falsete de Thom Yorke foram bastante aclamados por críticos e fãs. Com o lançamento de OK Computer em 1997, Radiohead ganhou fama mundial. Contando com um som bastante expansivo e temas sobre a alienação moderna, OK Computer é aclamado até hoje como um marco dos anos 90.
O lançamento de Kid A, em 2000, e de Amnesiac, em 2001, marcou o pico da popularidade dos Radiohead, ainda que estes dois álbuns tenham tido opiniões controversas entre críticos e fãs. Este período marcou uma considerável mudança no som do Radiohead, com a banda incorporando elementos experimentais de música eletrônica e jazz nas suas composições. Hail to the Thief (2003), sexto álbum de estúdio da banda, mesclou todos os estilos que a banda já empregou em sua carreira, como as guitarras distorcidas, música eletrônica e letras contemporâneas. Dando sequência ao lançamento de Hail to the Thief, Radiohead entrou em hiato, saindo de sua gravadora EMI e lançando o seu sétimo álbum, In Rainbows, em 2007, por meio de download digital, pelo qual os compradores escolhiam quanto queriam pagar. Em 2011 lançaram o oitavo álbum, The King of Limbs. O seu nono álbum foi lançado dia 8 de Maio de 2016 com o título A Moon Shaped Pool.
Até 2011, Radiohead já tinha vendido mais de 30 milhões de álbuns pelo mundo.Seu trabalho é listado como algumas das melhores músicas das décadas de 1990 e 2000, segundo listas de fãs e especialistas.


A imagem pode conter: 5 pessoas, noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário