sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Janis Joplin

E as experiências, sempre:
De 1986, aproximadamente, a 1992, fui um contumaz colecionador de discos de vinil.
Muitos de vocês vêm eu escrevendo prioritariamente sobre o Rock e sua história, com alguns "pitacos" extraídos das minhas experiências e vivências... Pois bem! Hoje é o dia dela, da diva maior, da maior cantora branca que o mundo já viu: Janis Joplin...
Muito cedo, ainda com 13 para 14 anos já a seguia nas revistas da época que falavam sobre rock, tinha um único disco - o Pearl - justamente o último que mostra uma Janis Joplin madura com timbre mais rasgasdo e visceral do que em outras obras. Me and Bobby Mgee foi um clássico sem fronteiras e Get it While You Can? (e Mercedes Benz) está entre as musicas mais bonitas da história do Rock.
Mas eu era jovem e tinha os meus Gurus! O Grauco, um ano mais velho, tinha o Farewell Song, um disco e bom disco de Folk Rock e meu primo Fabio Cunha tinha o Cheap Trills e nada poderia ser melhor do que um disco que trouxesse em si mesmo Ball in Chain, Piece of My Heart e Summertime...
Fui com meus amigos e numa só tacada, fis quase a coleção oficial de vinis de Joplin, fora os extras...
Comprei o Cheap Trills, o Kosmik Blues, um Duplo ao Vivo, o Pearl eu já tinha e o Farewell Song, por acaso não tinha na loja.
Na capa de Farewell Song, não sei se é uma viagem minha, mas ela está feliz, um sorriso que não me parece ser de heroína e sim de rock, há pureza na foto, nos olhos e nos cabelos esvoaçantes...
Enfim, os anos passaram, perdi muitos discos para a Adicção Ativa (cheguei a vender 30 discos por 10 reais...  ) e, com isso nunca completei a coleção. Farewell Song, o disco que minha musa aparece mais liberta é justamente o disco que nunca tive...
Hoje tenho nos Streamings...
Finalizando:
Respeito e gosto demais da Etta James, da Aretha Franklin, das recentes Amy Winehouse, Joss Stone, mas creio mesmo, de verdade, que o mundo nunca viu e nunca vai ver nada parecido com Joplin.
A foto abaixo mostra Janis no seu melhor momento: envoaçante, como uma folha de carvalho ao vento!
Te amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário